NUM HOTEL DO SéCULO VIII, PODES MERGULHAR EM áGUAS COM PODERES REJUVENESCEDORES

Existem hotéis com história, seja o que preserva um edifício antigo ou o que guarda a história de um amor bonito entre hóspedes que por ali passaram, e depois existe o hotel com a maior história alguma vez registada, o Nisiyama Onsen Keiunkan, que em 2011 foi reconhecido pelo Guinness World Records como o hotel mais antigo do mundo em operação contínua.

Atualmente denominado Nishiyama Onsen Keiunkan, o hotel histórico está localizado em Yamanashi, no Japão, e a sua história, que começou com o nome Keiunkan, data de 705 d.C, quando foi fundado por Fujiwara Mahito, um membro da corte imperial, durante o período de Nara. Depois disso, passou ainda pelos períodos Heian (794-1185), Kamakura (1185-1333) e Edo (1603-1868), também pela Segunda Guerra Mundial, resistindo sempre a todos os tempos.

Como ryokan que é, segue o estilo tradicional de hospedagem japonesa, que envolve desde quartos revestidos com tatami (esteiras de palha) aos banhos termais.

O próprio hotel Keiunkan tirou proveito da proximidade a uma fonte termal natural nas montanhas de Yamanashi, com água termal rica em minerais, nitrato de cálcio e cloreto (propriedades alcalinas baixas), que se acredita ter propriedades curativas e rejuvenescer o corpo, bastando mergulhá-no nos banhos ao ar livre ou internos.

Mas a maior particularidade do hotel é que esteve na mesma família durante 52 gerações, isto é, durante mais de 1.300 anos. Tudo mudou quando em 2017 nenhum membro da família Nishiyama se mostrou disposto a assumir a unidade, que passava por dificuldades financeiras, e a gestão transitou para uma holding, a Nishiyama Onsen Keiunkan Limited, que mudou o nome do hotel.

Apesar da transferência administrativa, ficou o compromisso de se manter as tradições e o padrão de hospitalidade pelo qual sempre foi conhecido o hotel Keiunkan. Ficaram assim os banhos termais com poderes curativos e a estética dos espaços e quartos do hotel, tendo sido apenas feitas pequenas alterações nas instações, com o objetivo de adaptá-las à mudança do tempo. São exemplos a introdução de banhos termais privativos e implementação de práticas ecológicas. 

No site do Nishiyama Onsen Keiunkan é possível fazer reservas e uma noite custa desde cerca de €393 (conversão feita à taxa de câmbio atual entre iene, moeda oficial do Japão, e euro). 

2024-07-22T06:45:49Z dg43tfdfdgfd