É um verdadeiro jogo de paciência. Dezenas de pessoas aguardam em filas de espera até seis horas para poderem entrar na Rússia a partir da Estónia.
A suspensão dos voos comerciais para a Rússia e o encerramento dos postos fronteiriços finlandeses trouxeram centenas de estrangeiros à Estónia para, a partir dali, viajarem até à Rússia para trabalhar ou visitar familiares.
O comboio é a forma mais rápida de chegar à fronteira russa a partir do aeroporto de Tallinn, capital da Estónia.
A parte mais difícil da viagem são as longas horas de espera no posto fronteiriço da cidade de Narva. Este é o mais utilizado, uma vez que viajar para a Rússia a partir da Turquia ou da Arménia é, pelo menos, duas vezes mais caro.
Tamara estuda em Milão, Itália, e pretende viajar até à Rússia para visitar a família.
"É difícil, toda a gente tem familiares. Toda a gente viaja todos os dias, por isso temos de sofrer. Mas, na verdade, eu e todos os meus amigos que estudam em Itália começámos a viajar menos por causa dos problemas. Só vou à Rússia duas vezes por ano” revelou a estudante que explicou ter vários familiares em solo russo.
"A mãe, o pai, o irmão, os avós, os avôs, todos eles vivem na Rússia”, afirmou.
Todos os dias, cerca de 300 pessoas fazem fila no posto fronteiriço. A espera pode demorar até seis horas, segundo os habitantes locais, pelo que, para poupar tempo, as pessoas apanham um táxi de Tallinn para Narva.
“É preciso ter muita paciência, é muito difícil. Se não houver uma necessidade urgente, é melhor nem sequer começar a viagem. Não vale a pena testar os nervos”, explicou Natalia, residente em Itália.
2024-08-01T09:23:47Z