O heliporto tem 27 metros de diâmetro e está suspenso a 212 metros de altura, no topo do hotel de 56 andares.
O piloto polaco, Luke Czepiela, alcançou um marco sem precedentes na aviação ao pousar com sucesso a aeronave Carbon Cub no pequeno heliporto do icónico hotel Burj Al-Arab, no Dubai, esta terça-feira.
O piloto Luke Czepiela não podia estar mais feliz, disse numa entrevista à Reuters. É o resultado de dois anos de trabalho, de várias aterragens de preparação para este feito.
“Conseguimos colocar uma aeronave num heliporto a 200 metros de altura no mais emblemático, o edifício mais bonito do mundo, o que é absolutamente fantástico, sabem, por isso sim, não podia estar mais feliz. Começámos a fazer história aqui”, admitiu Luke Czepiela.
O piloto polaco tornou-se na primeira pessoa a aterrar uma aeronave neste heliporto. E conseguiu-o completar sem pistas visuais para o guiar, na sua terceira tentativa às 06:58 (hora local). O heliporto fica no 58.º andar do Burj Al-Arab, no Dubai.
A conquista de Luke Czepiela foi “notável no mundo da aviação, engenharia e grandiosidade total”, segundo o site da RedBull.
Esta missão também contou com a ajuda de um proeminente engenheiro norte-americano. Mike Patey ajudou a guiar Czepiela para o heliporto antes de ser o primeiro a felicitá-lo. Patey tinha feito algumas alterações no avião e a sua distribuição de peso e peso global para ajudar a otimizar o avião para a tarefa em mãos.
Sublinha-se que este marco resultou da colaboração da RedBull e a promotora de desportos radicais XDubai.
O heliporto perto do topo do edifício de 56 andares fica a 212 metros de altura e tem sido, no passado, o local de filmes de ação emocionantes.
Czepiela terminou o então espetáculo rodando o seu avião em forma de donut e levantou voo bruscamente para sobrevoar Dubai.
Aos 39 anos, e mais conhecido como o primeiro piloto polaco a competir na Red Bull Air Race e vencer o campeonato mundial na classe Challenger, além de manobrar sobre três pontes icónicas em Varsóvia, Czepiela sabia que era o homem para o trabalho.
2023-03-16T17:36:27Z dg43tfdfdgfd