ESTA ALDEIA PORTUGUESA PARECE UMA ILHA GREGA COM MENOS TURISTAS

No Algarve, ainda existem recantos que sobrevivem à gentrificação e à pressão do turismo de massas. Burgau, uma pequena aldeia no concelho de Vila do Bispo, é um deles. Situada no limite do território do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, Burgau é um lugar pitoresco, com ruelas ladeadas por pequenas casinhas brancas e azuladas, e até há quem a considere uma espécie de Santorini portuguesa.

A praia do Burgau faz fronteira com o concelho vizinho de Lagos e tem um areal ainda considerável, com areia dourada que contrasta com a cor esmeralda das águas. As falésias que a circundam tornam a zona abrigada do vento. A temperatura média da água no verão ronda os 22ºC e é uma das praias portuguesas detentora de Bandeira Azul.

Além da praia, Burgau é um local estratégico para quem gosta de fazer caminhadas. Dali é possível explorar os vários trilhos da Costa Vicentina, como o trilho dos pescadores, um dos caminhos mais conhecidos, que atravessa a aldeia.

Em matéria de alojamento, se estiveres à procura de um sítio com vista-mar, as Casas Sul são uma boa opção. Este alojamento local conta com três apartamentos (um com dois quartos e dois com uma tipologia de um quarto) e está localizado a poucos passos da praia do Burgau e a oito minutos a pé da praia dos Rebolos, uma praia com uma fina língua de areal que durante o período de maré alta fica submersa e de beleza considerável.

Dos mesmos donos das Casas Sul, abriu recentemente o Sul Café, um estabelecimento na mesma rua que se dedica a dar a conhecer café de especialidade, vinhos de pequenos produtores portugueses e aposta numa nova cozinha portuguesa.

2024-07-06T01:58:31Z dg43tfdfdgfd