COPENHAGUE VAI RECOMPENSAR TURISTAS QUE PEDALAREM OU RECOLHEREM LIXO PELA CIDADE

Turistas que participarem de ações consideradas amigáveis ao meio ambiente serão recompensados com comida grátis e outras atividades em Copenhague, na Dinamarca.

A capital dinamarquesa pretende oferecer recompensas por atividades como coleta de lixo, uso de transporte público ou andar de bike pela cidade.

Sob a iniciativa, os visitantes podem reivindicar almoços gratuitos, cafés, taças de vinho e aluguel de caiaques em troca do “trabalho”.

De acordo com o departamento de turismo da cidade, o esquema piloto começará no próximo dia 15 de julho.

Veja também
+ Invernagem: a extraordinária aventura solo de Tamara Klink no Ártico
+ Brasileira Tota Magalhães veste camisa azul no Giro d’Italia
+ Polícia prende operador de turismo responsável pela viagem de Rodrigo Raineri

O esquema “CopenPay” foi projetado para compensar o “fardo ambiental” do turismo, de acordo com a junta de turismo de Copenhague.

“Quando você viaja para o exterior – se você voa para outros lugares ou viaja de carro – você polui”, disse a chefe de comunicações da junta de turismo, Rikke Holm Petersen, em depoimento à BBC. “Uma das coisas que podemos mudar é fazer as pessoas agirem de maneira mais sustentável no destino.”

O plano é apenas um “pequeno passo em direção à transição verde”, afirma Petersen.

O projeto é “baseado na confiança”, o que significa que as atrações provavelmente não pedirão provas de que a atividade verde foi concluída.

“Em algumas atrações, você pode ter que mostrar uma foto sua andando de bicicleta ou do seu bilhete de transporte público”, diz ela.

O governo não está reembolsando as empresas por trás das atrações – incluindo museus, bares rooftop e empresas de aluguel caiaque – por participarem do esquema. Até agora, 24 organizações se inscreveram no projeto.

No ano passado, Copenhague registrou mais de 12 milhões de pernoites, de acordo com estatísticas do governo.

Petersen prevê que uma “pequena porcentagem” de visitantes da cidade participará do teste, que vai até 11 de agosto.

Se o esquema for considerado um sucesso, será implementado ao longo do resto do ano.

“Imagine se pudéssemos fazer com que as pessoas levassem uma mentalidade mais verde de volta com elas – se esse fosse o souvenir que elas obtivessem – isso seria incrível”, finaliza Petersen.

O post Copenhague vai recompensar turistas que pedalarem ou recolherem lixo pela cidade aparece primeiro no Go Outside.

2024-07-10T12:51:45Z dg43tfdfdgfd