É um dos principais destinos turísticos da Turquia, mas também um lugar onde podes respirar história e cultura. Na verdade, aqui ambos se complementam e se enriquecem. Estamos a falar da província de Mugia, uma região costeira conhecida pelas suas praias, pela sua vibrante vida nocturna e pelo seu importante património histórico e cultural. E foi aqui que encontrámos o hotel com encanto desta semana.
Além de muitas pequenas vilas de pescadores, há Bodrum, uma localidade que nos tempos antigos era conhecida como Halicarnasso. De facto, uma das sete maravilhas do mundo antigo surgiu ali: o Mausoléu de Halicarnasso. Além disso, é um dos pontos de embarque para visitar as ilhas próximas, já que está localizado bem próximo de algumas delas.
Neste contexto, não é de estranhar que surjam projetos de alojamento turístico que tentam destacar-se para atrair parte dos visitantes que ali são deixados. Um deles é este interessante complexo hoteleiro que, com os seus 21.600 m2, foi concebido com a ideia de se adaptar às diferentes necessidades operacionais e topográficas da região, adaptando-se às particularidades do terreno sem perturbar as suas qualidades essenciais. Os seus autores: os profissionais do Tabanlıoğlu Architects.
"Com o nome de Bodrum Loft, embora esteja situado numa pequena localidade próxima a essa cidade chamada Torba, as instalações destacam-se por ser um projeto composto por um conjunto de unidades hoteleiras, áreas privativas e sociais, todas conectadas por um equilíbrio entre áreas abertas, semifechadas e fechadas", explicam os arquitetos.
A ideia central do projeto foi baseada nas estratégias e abordagens utilizadas nas antigas aldeias vizinhas para conectar o ambiente natural com o ambiente construído. Da mesma forma, buscaram-se soluções arquitetónicas que se adaptassem às condições climáticas e luminosas e aos usos culturais do ambiente construído.
Os materiais utilizados no projeto são locais e utilizados em estado "bruto", como madeira e cana, o que reduz a manutenção e melhora a estética. As pedras escavadas no local também foram utilizadas para a construção de fachadas, caminhos para pedestres e elementos estruturais, o que contribui para que as edificações se integrem de forma mais natural ao meio ambiente.
O Bodrum Loft foi construído com o objetivo de se integrar à natureza circundante. As instalações na costa foram construídas sobre as rochas sem danificá-las e estendem-se em direção ao mar, criando uma atmosfera calma e relaxante. "Cada uma dessas áreas está integrada com a natureza que a cerca, de tal forma que a luz solar e a brisa do mar são aproveitadas para proporcionar um clima natural e agradável nos dias quentes de verão. Além disso, todas as unidades são orientadas de forma a captar a vista para o mar", explicam.
Em suma, o projeto em Bodrum é um exemplo de como a arquitetura pode se adaptar ao ambiente natural e criar uma experiência estética e prática para os hóspedes. A conexão com a natureza e o uso de materiais locais são algumas das chaves para o sucesso deste projeto.
2023-09-13T06:53:57Z dg43tfdfdgfd