EXPLORAR O PALáCIO DE SETEAIS? PRAZO PARA CANDIDATURAS TERMINA HOJE

Termina esta quinta-feira (1 de junho de 2023) o prazo para os interessados em explorar o Palácio de Seteais, em Sintra, apresentarem as respetivas candidaturas. A Parques de Sintra, empresa pública que faz a gestão dos imóveis turísticos em Sintra, terá depois 44 dias (até 14 de julho) para analisar as mesmas, segundo a informação que consta no anúncio de procedimento n.º 7233/2023, que foi publicado em Diário da República dia 8 de maio de 2023. Desde 1955, que o Palácio de Seteais está a cargo da rede Tivoli.

E causa está a “concessão de exploração do imóvel denominado Palácio de Seteais, (…) com vista à exploração para fins turísticos, como empreendimento turístico, na tipologia de estabelecimento hoteleiro, no grupo de hotéis, na categoria de 5 estrelas, nos termos da legislação em vigor, pelo período de 30 anos”, lê-se no documento

Os interessados em concorrer a este concurso público internacional têm de obedecer a determinados requisitos mínimos a saber:

  • Experiência em gestão hoteleira superior a 10 anos;
  • Gestão atual de, pelo menos, três hotéis de 4 ou 5 estrelas;
  • Gestão atual de, pelo menos, 200 quartos de hotéis de 4 ou 5 estrelas;
  • Presença num mercado situado em território da União Europeia (UE) em gestão de hotéis de 4 ou 5 estrelas;
  • Os candidatos devem demonstrar que tiveram receitas provenientes da atividade hoteleira, em 2022, superiores 10 milhões de euros.

O Palácio de Seteais, segundo escreve o ECO, vai pela primeira vez a concurso público, estando há 68 anos, desde 1955, a cargo da rede hoteleira Tivoli, que até 2016 pertencia à Espírito Santo Hotéis, holding do falido Grupo Espírito Santo. Nesse ano, a rede Tivoli – à data composta por 14 hotéis – foi comprada pelo grupo tailandês Minor International por 294 milhões de euros.

Desconhece-se, para já, se Minor vai apresentar ou apresentou candidatura ao concurso para a exploração do Palácio Seteais.

2023-06-01T07:34:15Z dg43tfdfdgfd